domingo, 26 de julho de 2015

Evolucionismo ou Criacionismo? Eis a questão

Quando estudamos a origem da vida,nos deparamos com dois grandes segmentos, devo esclarecer que não são os únicos, mas são os mais conhecidos. Estou falando da Teoria da Evolução e da Teoria Criacionista, ambas ideias buscam a resposta para a mesma pergunta:

- De onde viemos? 

Deixo aqui esta análise para que você decida a teoria de sua preferência.

A Teoria da Evolução afirma que a matéria é sempre eterna e dela se origina todas as coisas, até a vida mais complexa. O presente universo é resultado do Big Bang. Além disso, afirma que o processo de evolução é tão lento que não pode ser observado. Segundo os estudiosos o Big Bang aconteceu a aproximadamente 15 bilhões de anos. 

A Teoria criacionista acredita que existe um Deus inteligente que criou todas as coisas, um agente externo e anterior ao universo que é eterno. Tal teoria tem como base especial a Bíblia, mas sua explicação também não pode ser observada.


Sabemos que a ciência é um ramo de estudo ligado a um corpo de verdades apresentadas como fatos. A ciência utiliza alguns métodos: a observação, experimentação e a formulação de hipóteses.
Nesse sentindo é claro que o evolucionismo e o criacionismo não podem ser reproduzidas em laboratório, por isso as duas não foram comprovadas pela ciência, sendo ainda apenas Teorias.

Teoria é uma hipótese, uma conjectura, uma opinião formada diante de um fato. Uma teoria tenta explicar algo de difícil concretização. O resultado de uma teoria não é 100% previsível porque como é uma explicação consistente mas abrangente, pode ter diferentes probabilidades.

Lei  é direta e específica a um fato bem compreendido pela ciência. É possível prever exatamente o resultado de uma lei, Ela é mais específica, é descrita matematicamente e as pessoas têm que a seguir mesmo que não a entendam. (é ditada pela natureza).

Para entender qual destas duas teorias está associada a verdade, vamos submete-las a quatro afirmações que já foram muito bem provadas pela ciência.

Lei da Biogênese: Vida somente provêm de vida e um organismo vivo provem de outro organismo vivo.

-Segundo o evolucionismo a matéria inorgânica, inanimada produz vida, até de forma complexa.

-Segundo o criacionismo um Deus vivo criou seres vivos semelhantes.

1° Lei da termodinâmica: Lei da conservação de energia, segundo esta lei, a energia não pode ser criada nem destruída e a quantidade total de energia no universo é sempre a mesma. Além disso, a energia pode tomar várias formas, inclusive a massa, podendo ser transformada de uma para outra.

- Segundo o evolucionismo a energia ainda está em expansão e evolução no universo.
- Segundo o criacionismo Deus fez todas as coisas completas e acabadas.

2° Lei da termodinamica: O universo caminha de níveis organizados para cada vez menos organizados. Toda a desordem que pode haver em um sistema altamente complexo, tende a fazer com que esse sistema caminhe de maneira decrescente. 

- Segundo o evolucionismo o universo caminha de níveis desorganizados para níveis perfeitamente organizados.

- Segundo o criacionismo Deus fez todas as coisas perfeitas e organizadas, após a queda do homem, o pecado entrou no mundo, a terra foi amaldiçoada desarrumando o sistema.

Lei da causa e efeito: Nenhum efeito é quantitativamente maior e qualitativamente superior a causa. O efeito não pode ser maior que a causa.

- Segundo o evolucionismo a matéria inanimada causou o surgimento de vidas complexas.
 
O acaso: Causa 
Homem: Efeito

- Segundo o criacionismo Deus grande, onipotente, eterno cria o homem com suas limitações. 
Deus- Causa 
Homem- Efeito

Nenhum comentário:

Postar um comentário