sexta-feira, 21 de agosto de 2015

De acordo a teoria do padre e cosmólogo George Lamaitre:




Uma das minhas alunas, me enviou uma série de perguntas difíceis e curiosas sobre a origem do universo, graças a Deus existe internet, pois busquei as explicações nela. Segue alguns dos enigmas abaixo:


"O espaço não era vazio, e sim, composto por matéria"
Partindo dessa afirmação, a matéria se multiplicou?



A hipótese de Lemaître explica que todo o universo (não somente a matéria, mas também o próprio espaço) estava comprimido num único átomo chamado de "átomo primordial" ou "ovo cósmico". O estudioso afirmava que a matéria comprimida naquele átomo se fragmentou numa quantidade descomunal de pedaços e cada um acabou se fragmentando em outros menores sucessivamente até chegar aos átomos atuais numa gigantesca fissão nuclear, tendo assim uma expansão do universo.



Partindo desse pressuposto a matéria se multiplicou? Entendo que sim.

Contudo vale lembrar que a Primeira Lei da Termodinâmica, afirma que a energia presente no universo não está em expansão, mas que ela está em conservação desde o princípio. A energia foi sempre a mesma.



Se tínhamos um "espaço" infinito o que impedia que toda a matéria se afastasse a uma distância que nunca a deixasse concentrada?



A nucleossíntese foi a formação inicial dos primeiros núcleos atômicos elementares (hidrogênio e hélio). Ela ocorreu porque a atuação da Força Nuclear Forte acabou atraindo prótons e nêutrons que se comprimiram em núcleos primitivos. Sabe-se que esta força nuclearforte só é eficaz em distâncias da ordem de 10-13 cm. Presume-se que a nucleossíntese ocorreu 100 segundos após o impulso inicial, e que esta foi seguida de um processo de repentino resfriamento devido à irradiação que, segundo alguns, ocasionou o surgimento dos núcleos  — segundo outros, o surgimento dos núcleos ocasionou o resfriamento.



A questão do infinito e finito, espaço e tempo, encontrei uma matéria interessante que procura explicar estes termos >AQUI<



Se a matéria sempre existiu, porque só a 15 bilhões de anos houve o " Big Bang"? E porquê não antes ?


Os cientistas não sabem dizer. Como não havia nem tempo nem espaço antes da grande explosão, alguns acham difícil afirmar o que aconteceu exatamente antes. Segundo eles, todo o Universo passou a existir só a partir da grande explosão.
Mas a ciência ainda não tem uma resposta para essa discussão. Como também não tem para o futuro do Universo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário