quarta-feira, 19 de agosto de 2015

PME - Programa Mais Educação - Letramento (Projeto Mandela)



Apresentação do PROJETO MANDELA

O Projeto Mandela, tem por objetivo desenvolver nos alunos o senso crítico quanto ao assunto: Igualdade Racial, para tanto faremos um paralelo com a biografia de um dos grandes líderes da história,  Nelson Mandela  Este  lutou na África do Sul contra o regime segregacionista do Apartheid, sistema racista oficializado em 1948. 
É importante enfatizar que o Projeto Mandela  está vinculado ao Programa do Governo Mais Educação, especificamente na Oficina de Letramento,
Segundo SOARES (2003, p. 15-25), Letramento é “o processo de apropriação das práticas sociais de leitura e de escrita acrescido do envolvimento com as práticas sociais da leitura e da escrita”.

 Assim outro principal objetivo é mediar o conhecimento dos alunos, auxiliando no que diz respeito a:

Leitura e Escrita, 
Interpretação de Texto, 
Ampliação do vocabulário

 Desejamos apresentar aos alunos uma proposta dinâmica de ensino na qual desenvolverá também a Criatividade e as Habilidades dos alunos. Proporcionando uma aula descontraída, utilizando a Leitura de livros, Poemas, Música, Peça teatral, produção de cartazes e etc.

1° - PLANO DE AULA DE LETRAMENTO
Projeto Mandela

A aula será iniciada com a seguinte pergunta:

• Todas as pessoas são iguais ou todos são diferentes? Nesse momento será orientada a discussão sobre as diferenças socioculturais existentes na sociedade brasileira observando que a questão da igualdade de direitos e deveres perante a lei não garante tratamento igualitário dos indivíduos. Discutida essa problematização os alunos irão produzir um cartaz com imagens de pessoas de diferentes etnias e escrever a seguinte frase:

“Sonho com o dia em que todos levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos.” Nelson Mandela 

Após a leitura os alunos serão questionados sobre:

• O que eles entendem por racismo;
• Se eles constatam situações de discriminação racial no seu cotidiano;
• Se eles consideram que no Brasil existe racismo ou outras formas de discriminação (opção sexual, posição social, credo...) e como essa discriminação se manifesta.

Conclui-se a discussão estabelecendo uma definição sobre discriminação racial no Brasil.

Avaliação: Os alunos deverão produzir um texto, entre 15 e 20 linhas apresentando seus conhecimentos prévios do assunto “Racismo e preconceito

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